Modelo PESO : guia completo de gestão de mídias digitais

Aprenda mais sobre o modelo PESO, o modelo que compila todas as estratégias possíveis dentro do universo digital.


Criado em 2014 por Gini Dietrich, o modelo PESO tem como principal propósito ser um modelo de implementação de estratégias em mídias digitais e como elas podem atuar de maneira integrada. Os quatro principais pilares deste de modelo são:


  • Paid (mídia paga): dentro da aba de mídia paga, estão inseridas todas as estratégias nas quais haverá investimento financeiro para impulsionar os resultados. Dentro da estratégia pura de mídia paga, estão estratégias como ferramentas de Ads, conteúdo patrocinado e geração de leads.

  • Earned (mídia conquistada): as ações mídias conquistadas estão relacionadas com construções de relações com portais e influenciadores, de backlinks e o famoso boca-a-boca.

  • Shared (mídia compartilhada): o foco dentro da aba de mídia compartilhada é todo conteúdo orgânico que pode ser gerado a partir da sua marca, seja conteúdos em redes sociais ou reviews no seu site.

  • Owned (mídia própria): a categoria de mídia própria pode ser confundida com a mídia compartilhada, mas elas são bem diferentes. A mídia própria é toda aquela mídia que não é paga e que você pode controlar o que e como será vinculada; um grande exemplo são os blogs corporativos.


Além dos pontos onde estas mídias atuais atuam sozinhas, é importante olhar para as áreas onde elas convergem, pois elas apresentam excelentes oportunidades de negócio. Destaque para a convergência entre mídia paga e mídia conquistada, em especial para a estratégia de influência. A estratégia de influência te permite entrar em contato com uma base nova de possíveis fãs, além de permitir com que a sua marca utilize da reputação e expertise de outra pessoa. MAS CUIDADO! Ao escolher o influenciador que trabalhará para a sua marca, é necessário estar atento ao objetivo da sua campanha e ao fato de que número de seguidores não é sinônimo de conversão. Outra convergência de destaque é a da mídia conquistada e a mídia compartilhada, pois é nesta área onde você colherá os frutos de uma identidade sólida e responsável, e terá o que é conhecido como "advogado de marca", que é aquele cliente que divulga sua marca sem você dar nada em troca (na teoria). O modelo PESO é mágico, não é mesmo? Ele nos acompanha em todas as estratégias traçadas pela nossa equipe. Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que nós iremos responder todas!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo